Sobre o IEJ

O Instituto de Estudos Japoneses é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e tem por finalidade atender à comunidade universitária em forma de apoio à suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e à comunidade em geral. Promovendo a integração universidade-sociedade, através de atividades relacionadas à Língua e Cultura Japonesa. Para cumprir com sua finalidade uma das atividades do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) é oferece regularmente cursos de língua e cultura japonesa.

O Instituto de Estudos Japoneses foi criado em 17 de agosto de 1982, através da Res. 107/82-CAD, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão  e Assuntos Comunitários na época e a partir de junho de 1993 passou a integrar à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura , através da Res. 228/93-CAD.
Em 1984, foi criado o curso de Básico e Adiantado de Língua Japonesa com o objetivo de proporcionar aos estudantes brasileiros beneficiados com a bolsa de estudos do Japão, os conhecimentos básicos da língua japonesa, destacando-se as escritas hiragana, katakana e kanji, além de oferecer a comunidade em geral a oportunidade de estudar a língua japonesa, bem como receber orientações básicas sobre a cultura do Japão.
Em 1989 foi criado o nível Intermediário do curso de Língua Japonesa e em 1999 foi aprovada a criação de Curso Básico e Intermediário – Infantil e Juvenil de Ensino de Língua Japonesa.
O IEJ tem trabalhado para cumprir sua missão de difundir a cultura japonesa, seja ela através do ensino da língua assim como a propagação de seus costumes.